Livros que nos fazem crescer

 In Projetos

Quem pode mudar o Mundo? Todos nós.

163 países, de todos os continentes, juntaram-se e aprovaram uma lista importante de tarefas: o que temos de fazer para tornar o nosso Planeta mais seguro, saudável e sustentável?

São 17, ambiciosos, os Objetivos para transformar o nosso mundo.

Mas esta lista é apenas o primeiro passo. Agora, é preciso pô-la em ação.

Todos nós. Porque todos fazemos parte, e somos chamados, a este não mais inadiável compromisso.

 

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra lança um desafio a todas as escolas do 1º ciclo.

Queremos dar a conhecer – em conjunto com o Centre for Functional Ecology – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos mais novos.

Mas como?

Através de livros infantis, promovendo o gosto pela leitura das crianças. Com gestos e tarefas para o dia a dia, levando-as a participar na construção de um mundo mais seguro, saudável e sustentável.

Escolhemos 17 livros, um por Objetivo. E em cada livro, uma história para descobrir a meta a atingir. Seguido de uma atividade a desenvolver em sala de aula.

 

Livros:

  • Aqui Estamos Nós – Apontamentos para viver no Planeta Terra (Oliver Jeffers; Orfeu Negro)

Conceito-chave: quem pode mudar o Mundo? Todos nós!

Atividade: construir com os alunos um pequeno mural com os vários ODS na sala de aula, explicando o projeto

 

Livros:

  • Eva (Margarida Botelho; Coleção POKA POKANI)
  • Abrigos (Adélia Carvalho; Tcharan)
  • João e o Feijoeiro Mágico (Richard Walker; Livros Horizonte)

* Da mesma coleção: Yara/Yara da Amazónia, Lia/Lya de Timor-Leste

Conceito-chave: partilhar

Atividade: organizar uma campanha de recolha de livros na escola (os alunos devem fazer um cartaz, escrever carta para encarregados de educação, organizar fichas de livros). Os livros recolhidos podem ficar na escola ou ser entregues a outra escola/instituição que não tenha biblioteca.

 

Livros:

  • O Frigorífico da Magui (Lois Brandt; Booksmile)
  • Porque é que Tenho de Comer os Legumes? Enciclopédia saber quem sou n.º 3 (Emma Waddington e Christopher Mccurry; Booksmile)
  • O Menino que não Gostava de Sopa (Cidália Fernandes; Edições Livro Directo)

Conceito-chave: acabar com o desperdício alimentar

Atividade: (a realizar durante a hora de almoço) atividade sobre o desperdício alimentar.

 

Livros:

  • Lavar, Escovar, esfregar (Mick Manning e Brita Granstrom; Caminho)
  • Vamos brincar aos médicos (Guy Parker-Rees; Booksmile)
  • Atento ao Medicamento (Carla Maia de Almeida; Pato Lógico e Ordem dos Farmacêuticos)

Conceito-chave: respeitar a nossa saúde e a dos outros

Atividade: cada aluno desenha dois bonecos, um contente e um triste. De seguida, o professor fornece aos alunos recortes com imagens de várias atividades (desporto, alimentação, hábitos saudáveis). As crianças escolhem os comportamentos bons e maus para a saúde, e colam no respetivo boneco.

 

Livros:

  • O lápis mágico da Malala (Malala Yousafzai; Editorial Presença)
  • Estava a pensar… (Sandol Stoddard; Bruaá Editora)
  • Achimpa (Catarina Sobral; Orfeu Negro)

Conceito-chave: ter um papel ativo na construção de uma escola para todos

Atividade: organizar um orçamento participativo na escola / debater com os alunos o que mais gostam na escola, e o que melhorariam.

 

Livros:

  • Coisas de meninas (Pri Ferrari; Editora Nuvem de Letras)
  • Mulheres Fantásticas que Mudaram o Mundo (Kate Pankhurst; Jacarandá Editora)
  • Ada Byron Lovelace e a máquina pensadora (Laurie Wallmark e April Chu; Gradiva)

Conceito-chave: desmistificar género em profissões

Atividade: são distribuídos vários cartões (Exemplos: eu apago fogos / eu salvo vidas / eu construo casas / eu dou aulas / eu sou atleta profissional) pedindo a cada criança que desenhe uma pessoa que tenha aquela profissão.

Se possível convidar diferentes profissionais para a sala de aula; ou se não for possível, visualizar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8YH5cTJu82M

 

Livros:

  • Ciclo da água (Cristina Quental; Gailivro)
  • A água e a águia (Mia Couto; Caminho)
  • Água (Ingrid Harrison; Everest)

Conceito-chave: aprender a poupar água

Atividade: explicar aos alunos o ciclo da água, e a importância de a preservar (poupar água, não poluir); discutir com os alunos soluções do dia a dia para poupar água. Organizar a peça de teatro proposta no final do livro.

 

Livros:

  • KIDIDOC – Proteger o Planeta (Jean-Michel Billioud; Edicare)
  • À tua volta: as energias renováveis (Joana Coelho da Rocha; Alfarroba)
  • Faça Sol ou faça Vento (Ana Amaral, Roberto Gamboa, Jorge Maia Alves, Kilian Lobato, José Silva e Miguel Brito; Livros Horizonte)

Conceito-chave: aprender como poupar energia

Atividade: relembrar os alunos como podemos proteger o ambiente, utilizando as sugestões do livro. Terminar com as energias renováveis, e outras formas de poupar energia. Os alunos devem fazer cartazes sobre como poupar energia e afixar na escola.

 

Livros:

  • A Fábrica de Chocolate do Senhor Coelho (Elys Dolan; Minutos de Leitura)
  • Construção do Mundo (de Fábio Monteiro; Livros Horizonte)
  • Máquina (Jaime Ferraz; Pato Lógico)

Conceito-chave: todas as profissões são importantes

Atividade: perguntar aos alunos quantas profissões diferentes encontram associadas à escola. Perceber a importância de todas elas para o bom funcionamento da escola, e o que cada um de nós pode fazer para respeitar o trabalho dos outros (professor(a) / estar com atenção nas aulas; auxiliar de educação / portar-se bem no recreio; cozinheiro(a) / não desperdiçar comida)

 

Livros:

  • O Pequeno Inventor (Hyun Duk; Orfeu Negro)
  • Rosa Meira, Engenheira (Andrea Beaty; Edições Asa)

Conceito-chave: usar a imaginação (e engenho) para melhorar o mundo

Atividade: lançar o seguinte desafio aos alunos “Se pudessem inventar um robot ou uma máquina que ajudasse a melhorar o mundo, o que fariam?” (os alunos podem depois fazer um desenho ou uma maqueta do robot / máquina)

 

Livros:

  • A última paragem (Matt de la Peña e Christian Robinson; Editora Minotauro)
  • Todos Fazemos Tudo (Madalena Matoso; Planeta Tangerina)

Conceito-chave: compreender as desigualdades

Atividade: os alunos pensam nas 3 coisas que mais gostam de fazer, e escrevem num papel. De seguida retiram um cartão onde está descrita uma situação com um tipo de desigualdade (relacionada com idade, género, deficiência, nacionalidade, condição económica, religião), e devem pensar se teriam alguma dificuldade em fazer as três atividades escolhidas. O professor prepara mais algumas atividades (jogar à apanhada, ir jantar fora, ir a um Museu, ir à escola) e continua o exercício com a turma.

 

Livros:

  • Arrumado (Emily Gravett; Livros Horizonte)
  • O Jardim Curioso (Peter Brown, Caminho)
  • Onde Moram as Casas (Carla Maia de Almeida; Editorial Caminho)

Conceito-chave: como funciona uma cidade sustentável

Atividade: a turma constrói uma cidade de papel, percebendo a importância de todas as suas componentes: qualidade da habitação, infraestruturas sociais (hospitais, escolas), serviços básicos (água, saneamento), iluminação, transportes, património cultural e natural, espaços verdes, segurança, qualidade do ar, resíduos

 

Livros:

  • Os 3 R’s: Reutilizar, Reduzir e Reciclar (Núria Roca; Editora Educação Nacional)
  • O meu livro da cortiça (Danuta Wojciechowska e Joana Paz, Lupa)
  • Quebra-cabeças (Diego Bianki; Kalandraka)

Conceito-chave: reutilizar, reduzir e reciclar

Atividade: os alunos são divididos em grupos de 3-5 e cada um recebe uma imagem/cenário: supermercado, mercado, centro comercial, loja de brinquedos. Têm de refletir sobre quais os comportamentos que devem ter em cada um desses espaços para ajudar o planeta. Podem depois dramatizar a situação para os restantes colegas.

 

Livros:

  • Depois da Chuva (Miguel Cerro; Kalandraka)
  • O Homem da Nuvem Escura (Inês Vinagre; Opera Omnia)
  • A nuvem (Rita Canas Mendes; Pato Lógico)
  • Um ano inteiro, almanaque da natureza (Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho; Planeta Tangerina)

Conceito-chave: como combater as alterações climáticas

Atividade: explicar o que são alterações climáticas e quais as suas causas. Fazer um teste para calcular a pegada ecológica com os alunos.

 

Livros:

  • O Grande Livro dos Oceanos (Yuval Zommer; Bizâncio)
  • O Dia Em Que O Mar Desapareceu (José Fanha; Gailivro)
  • Plascticus maritimus, uma espécie invasora (Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins; Planeta Tangerina)

Conceito-chave: conhecer a biodiversidade marinha e como a proteger

Atividade: depois de dar a conhecer os vários habitats marinhos, o professor propõe um jogo: “Bingo do Oceano”. Cada aluno tem um cartão com 3 habitats, e 3 problemas ambientais. Procuram pela sala (escondidos anteriormente pelo professor) cartões com espécies em perigo de cada habitat e ações que cada um pode fazer para ajudar na resolução dos problemas. Quem preencher primeiro o cartão ganha.

 

Livros:

  • Diversidade – A Vida na Terra (Nicola Davies; Ilustração Emily Sutton; Nuvem de Letras)
  • O Rapaz que Gostava de Aves (e de muitas outras coisas) (Isabel Minhós Martins; Bernardo P. Carvalho)
  • Estranhas criaturas (Cristina Sitja Rubio; Orfeu Negro)
  • Terra! Planeta fantástico (Stacy McAnulty; Booksmile)

Conceito-chave: conhecer a biodiversidade terrestre e como a proteger

Atividade: a turma pode apadrinhar um animal selvagem em recuperação (pe, no CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) e escrever a história da sua recuperação.

 

Livros:

  • A Viagem (Francesca Sanna; Editora Fábula)
  • Ynari: a menina das cinco tranças (Danuta Wojciechowska e Ondjaki; Caminho)
  • O estranho (Kjell Ringi; Bruaá)

Conceito-chave: entender o conceito de refugiado

Atividade: “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”- desafio de se colocarem na “pele” de um refugiado, levaram para a escola a sua mochila, em formato físico ou em papel, com os bens que levariam se tivessem que fugir de um país em guerra, partilhando depois as razões da sua escolha (campanha da responsabilidade da Plataforma de Apoio aos Refugiados)

 

Livros:

  • A que sabe a Lua? (Michael Grejniec; Kalandraka)
  • A árvore generosa (Shel Silverstein; Bruaá)

Conceito-chave: é necessário trabalhar em equipa para atingirmos os 17 ODS até 2030

Atividade: este objetivo poderá ser realizado ao longo do ano, com trabalho conjunto entre diferentes turmas, em tarefas partilhadas.

 

Lista de livros sugeridos pelo Plano Nacional de Leitura.

A lista de sugestões de livros e atividades será atualizada regularmente. Se conhecer algum outro livro infantil e/ ou alguma atividade envie-nos um email para catedraunesco@uc.pt!

 

Escolas parceiras:

EB1 Tovim

EB1 Solum Sul

EB1 São Bartolomeu

Rede de Bibliotecas de Condeixa

Agrupamento de Escolas de Mira

Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Agrupamento de Escolas de Góis

Agrupamento de Escolas de Ansião

Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão

Agrupamento de Escolas de Pombal

Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo

 

Acompanhe as nossas atividades na página do facebook: https://www.facebook.com/livrosquenosfazemcrescer

 

Recent Posts

Leave a Comment