Books to Grow With

 In Projetos

Who can change the world? All of us.

163 countries from all continents have joined together and approved an important list of tasks: what do we have to do to make our planet safer, healthier and sustainable?

There are 17 ambitious goals to transform our world.

But this list is only the first step. Now we have to put it into action.

All of us!

 

The UNESCO Chair in Biodiversity Safeguard for Sustainable Development from the University of Coimbra invites all primary schools to join in!

How?

Through children’s books, encourage good reading habits in kids. With gestures and tasks for the day to day, leading them to participate and help building a safer, healthier and sustainable world.

We have chosen 17 books in portuguese, one for each SDG. And in each book, a story to discover the goal and how to achieve it. Followed by an activity to be developed in the classroom.

Livros:

  • Aqui Estamos Nós – Apontamentos para viver no Planeta Terra (Oliver Jeffers; Orfeu Negro)Conceito-chave: quem pode mudar o Mundo? Todos nós!Atividade: construir com os alunos um pequeno mural com os vários ODS na sala de aula, explicando o projeto

 

Livros:

  • Eva (Margarida Botelho; Coleção POKA POKANI)

* Da mesma coleção: Yara/Yara da Amazónia, Lia/Lya de Timor-Leste

Conceito-chave: partilhar

Atividade: organizar uma campanha de recolha de livros na escola (os alunos devem fazer um cartaz, escrever carta para encarregados de educação, organizar fichas de livros). Os livros recolhidos podem ficar na escola ou ser entregues a outra escola/instituição que não tenha biblioteca.

 

Livros:

  • O Frigorífico da Magui (Lois Brandt; Booksmile)

Conceito-chave: acabar com o desperdício alimentar

Atividade: (a realizar durante a hora de almoço) atividade sobre o desperdício alimentar.

 

Livros:

  • Lavar, Escovar, esfregar (Mick Manning e Brita Granstrom; Caminho)

Conceito-chave: respeitar a nossa saúde e a dos outros

Atividade: cada aluno desenha dois bonecos, um contente e um triste. De seguida, o professor fornece aos alunos recortes com imagens de várias atividades (desporto, alimentação, hábitos saudáveis). As crianças escolhem os comportamentos bons e maus para a saúde, e colam no respetivo boneco.

 

Livros:

  • O lápis mágico da Malala (Malala Yousafzai; Editorial Presença)

Conceito-chave: ter um papel ativo na construção de uma escola para todos

Atividade: organizar um orçamento participativo na escola / debater com os alunos o que mais gostam na escola, e o que melhorariam.

 

Livros:

  • Coisas de meninas (Pri Ferrari; Editora Nuvem de Letras)
  • Mulheres Fantásticas que Mudaram o Mundo (Kate Pankhurst; Jacarandá Editora)

Conceito-chave: desmistificar género em profissões

Atividade: são distribuídos vários cartões (Exemplos: eu apago fogos / eu salvo vidas / eu construo casas / eu dou aulas / eu sou atleta profissional) pedindo a cada criança que desenhe uma pessoa que tenha aquela profissão.

Se possível convidar diferentes profissionais para a sala de aula; ou se não for possível, visualizar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8YH5cTJu82M

 

Livros:

  • Ciclo da água (Cristina Quental; Gailivro)

Conceito-chave: aprender a poupar água

Atividade: explicar aos alunos o ciclo da água, e a importância de a preservar (poupar água, não poluir); discutir com os alunos soluções do dia a dia para poupar água. Organizar a peça de teatro proposta no final do livro.

 

Livros:

  • KIDIDOC – Proteger o Planeta (Jean-Michel Billioud; Edicare)

Conceito-chave: aprender como poupar energia

Atividade: relembrar os alunos como podemos proteger o ambiente, utilizando as sugestões do livro. Terminar com as energias renováveis, e outras formas de poupar energia. Os alunos devem fazer cartazes sobre como poupar energia e afixar na escola.

 

Livros:

  • A Fábrica de Chocolate do Senhor Coelho (Elys Dolan; Minutos de Leitura)

Conceito-chave: todas as profissões são importantes

Atividade: perguntar aos alunos quantas profissões diferentes encontram associadas à escola. Perceber a importância de todas elas para o bom funcionamento da escola, e o que cada um de nós pode fazer para respeitar o trabalho dos outros (professor(a) / estar com atenção nas aulas; auxiliar de educação / portar-se bem no recreio; cozinheiro(a) / não desperdiçar comida)

 

Livros:

  • O Pequeno Inventor (Hyun Duk; Orfeu Negro)
  • Rosa Meira, Engenheira (Andrea Beaty; Edições Asa)

Conceito-chave: usar a imaginação (e engenho) para melhorar o mundo

Atividade: lançar o seguinte desafio aos alunos “Se pudessem inventar um robot ou uma máquina que ajudasse a melhorar o mundo, o que fariam?” (os alunos podem depois fazer um desenho ou uma maqueta do robot / máquina)

 

Livros:

  • A última paragem (Matt de la Peña e Christian Robinson; Editora Minotauro)

Conceito-chave: compreender as desigualdades

Atividade: os alunos pensam nas 3 coisas que mais gostam de fazer, e escrevem num papel. De seguida retiram um cartão onde está descrita uma situação com um tipo de desigualdade (relacionada com idade, género, deficiência, nacionalidade, condição económica, religião), e devem pensar se teriam alguma dificuldade em fazer as três atividades escolhidas. O professor prepara mais algumas atividades (jogar à apanhada, ir jantar fora, ir a um Museu, ir à escola) e continua o exercício com a turma.

 

Livros:

  • Arrumado (Emily Gravett; Livros Horizonte)
  • O Jardim Curioso (Peter Brown, Caminho)

Conceito-chave: como funciona uma cidade sustentável

Atividade: a turma constrói uma cidade de papel, percebendo a importância de todas as suas componentes: qualidade da habitação, infraestruturas sociais (hospitais, escolas), serviços básicos (água, saneamento), iluminação, transportes, património cultural e natural, espaços verdes, segurança, qualidade do ar, resíduos

 

Livros:

  • Os 3 R’s: Reutilizar, Reduzir e Reciclar (Núria Roca; Editora Educação Nacional)

Conceito-chave: reutilizar, reduzir e reciclar

Atividade: os alunos são divididos em grupos de 3-5 e cada um recebe uma imagem/cenário: supermercado, mercado, centro comercial, loja de brinquedos. Têm de refletir sobre quais os comportamentos que devem ter em cada um desses espaços para ajudar o planeta. Podem depois dramatizar a situação para os restantes colegas.

 

Livros:

  • Depois da Chuva (Miguel Cerro; Kalandraka)
  • O Homem da Nuvem Escura (Inês Vinagre; Opera Omnia)

Conceito-chave: como combater as alterações climáticas

Atividade: explicar o que são alterações climáticas e quais as suas causas. Fazer um teste para calcular a pegada ecológica com os alunos.

 

Livros:

  • O Grande Livro dos Oceanos (Yuval Zommer; Bizâncio)

Conceito-chave: conhecer a biodiversidade marinha e como a proteger

Atividade: depois de dar a conhecer os vários habitats marinhos, o professor propõe um jogo: “Bingo do Oceano”. Cada aluno tem um cartão com 3 habitats, e 3 problemas ambientais. Procuram pela sala (escondidos anteriormente pelo professor) cartões com espécies em perigo de cada habitat e ações que cada um pode fazer para ajudar na resolução dos problemas. Quem preencher primeiro o cartão ganha.

 

Livros:

  • Diversidade – A Vida na Terra (Nicola Davies; Ilustração Emily Sutton; Nuvem de Letras)
  • O Rapaz que Gostava de Aves (e de muitas outras coisas) (Isabel Minhós Martins; Bernardo P. Carvalho)

Conceito-chave: conhecer a biodiversidade terrestre e como a proteger

Atividade: a turma pode apadrinhar um animal selvagem em recuperação (pe, no CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) e escrever a história da sua recuperação.

 

Livros:

  • A Viagem (Francesca Sanna; Editora Fábula)

Conceito-chave: entender o conceito de refugiado

Atividade: “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”- desafio de se colocarem na “pele” de um refugiado, levaram para a escola a sua mochila, em formato físico ou em papel, com os bens que levariam se tivessem que fugir de um país em guerra, partilhando depois as razões da sua escolha (campanha da responsabilidade da Plataforma de Apoio aos Refugiados)

 

Livros:

  • A que sabe a Lua? (Michael Grejniec; Kalandraka)

Conceito-chave: é necessário trabalhar em equipa para atingirmos os 17 ODS até 2030

Atividade: este objetivo poderá ser realizado ao longo do ano, com trabalho conjunto entre diferentes turmas, em tarefas partilhadas.

 

A lista de sugestões de livros e atividades será atualizada regularmente. Se conhecer algum outro livro infantil e/ ou alguma atividade envie-nos um email para catedraunesco@uc.pt!

Recent Posts

Leave a Comment